Aquários. Sua beleza e seus benefícios.

    O aquarismo é uma prática muito antiga. Existem indícios de que os egípcios já praticavam esse hobby, pois foram encontrados entre algumas pirâmides, resquícios de materiais que foram considerados como possíveis restos de aquários e o filósofo grego Aristóteles (384–322 a.C.) descreveu cerca de 115 espécies de peixes e criou a “Ictiologia” – ciência dedicada ao estudo dos peixes.
    Ter um aquário dentro de casa ,é desfrutar de algumas funções ao mesmo tempo.
    Podemos agradar nossos filhos,quando eles nos pedem animais de estimação e pensamos na sujeira que faz  e no trabalho que dá. Não que peixe ,não dê trabalho,mas é garantido que seu tapete não ficará com cheiro de xixi ,seu pertences não ficarão destruídos e muito menos pisará em caca de cachorro no quintal.Sem contar com o banho que sempre sobra para mãe...peixinhos já vivem na água.
    Alguns especialistas dizem que peixes em aquários para dentro de casa é uma ótima terapia.Realmente,fixar o olhar no movimento e nas cores lindas que essas criaturas têm , faz com que pensemos em muitas coisas,ou se precisar,esquecer algumas coisas também.Sem contar que estudos revelaram que  a pressão arterial desce ,os níveis de stress diminuem e causa alívio mental só por  apreciar as belezas de um aquário.
    Um aquário ,não ocupa muito espaço,e pode ser peça chave na decoração da sua casa.De qualquer cômodo.Até mesmo o banheiro ,acreditem.


Como mesa de centro







Idéia original,apesar de não ter achado bonito



Só faltou a banheira.

Para aliviar a mente.


Esse é o sonho do meu marido.


Clean e divertido.
Beteira de parede.

   
Rústico, lindo ,no quintal.
Mas paraquem não tem gatos.


                              Como começar o Aquarismo:
      ( fonte do texto abaixo: Adriana Zimbarg em http://www.webartigos.com/)


O único trabalho seria então o de alimentar os peixes. Abaixo colocamos uma listagem com dicas para pessoas que querem iniciar um aquário mais não têm idéia de como fazê-lo.
• Não pense que porque você é iniciante deve começar com um aquário grande. Quanto maior o aquário mais trabalhoso é para manter a qualidade do ecossistema; é indicado se começar com um aquário de 80 a 100 litros.


• Montar um aquário é criar um ecossistema. Deve ser pensado e pesquisado.
O comportamento e os hábitos dos animais devem ser levados em consideração. Da mesma maneira que se deve ponderar a quantidade e a procedência dos outros seres que estarão envolvidos nesse projeto, como por exemplo, as pedras e as algas.


• O cascalho usado no fundo do aquário deve ser adequado aos peixes que serão criados. Peixes de água alcalina usam o cascalho de dolomita enquanto os de água ácida usam cascalho de rocha cristalina.


• Coloque o termômetro na direção oposta do aquecedor. Dessa maneira você terá uma idéia mais clara sobre a temperatura do tanque.


• Pense bem antes de começar a montar o aquário. Após colocar a água e os peixes, além de ser muito difícil de movê-lo, não é recomendável.


• O aquário não deve receber luz direta. Você está criando um ecossistema “artificial”, todos os fatores têm que ser controlados.


• Após colocar os peixes, nunca troque toda a água do aquário de uma vez. Os peixes podem morrer por causa dessa mudança súbita de balanço. É recomendável se trocar no máximo 25% da água, isso quer dizer, se você tiver um aquário de 100 litros, troque no máximo 25 litros de cada vez.


• Os peixes devem ser a última coisa a ser posta no aquário. É recomendável esperar entre uma a duas semanas antes de inseri-los.


• Pesquise e planeje sobre os peixes que você quer colocar no seu aquário. Tente saber o máximo possível sobre as preferências e exigências do animal.


• Quando estiver escolhendo seu peixe fique atento sobre a saúde dele. Cheque se ele se movimenta rápida e agilmente quando passar a mão em frente ao vidro, se as cores estão brilhantes e vivas. Ele não deve ter nenhum ponto esbranquiçado ou preto no corpo que não sejam característicos da espécie. Peixes que preferem o fundo do aquário e se movimentam vagarosamente podem estar doentes ou estressados.


• Caso você prefira um aquário marinho lembre-se que o ecossistema demora consideravelmente mais tempo para se formar. Não é recomendável que você ponha peixes nele antes de um mês após a inserção da água e das plantas. Muitos aquaristas preferem deixar o aquário “apurando” por sessenta dias.


• A maioria dos peixes têm que ser alimentados apenas 2 vezes por dia. Coloque uma quantidade pequena de comida. Caso ela seja toda ingerida coloque um pouquinho mais e evite deixar restos de alimento na água.


• Na hora de colocar o peixe dentro do aquário não o faça diretamente. Coloque o saquinho plástico onde ele está, ainda fechado, por cerca de 15 minutos na água do aquário. Isso irá reduzir o choque térmico e o stress no animal.


• Regra de quantidade: um peixe para cada 20 litros de água, ou seja em um aquário de 100 litros seria recomendável ter 5 peixes (não seja engraçadinho para colocar 5 Acaras Disco nesse aquário de 100 litros). O tamanho dos peixes deve ser entre 3 e 4 centímetros.


• Coloque o aquário em áreas que não sejam muito movimentadas. • Se possível crie um tanque de quarentena. É lá que você deve colocar os peixes que compra, pois caso eles estejam doentes não contaminarão todo seu aquário.





Obrigada pela atenção.
Espero ter aproveitado a leitura
e
Até mais...
                                                 

Comentários

  1. michele adorei a reportagem , pois tem uma otima fiz um novo blog direcionado a mimos de mulher. tera varios assuntos que nós adoramos, pois para inaugurar tem soteio, depois manda um slogan para mim para fazer parceria. entra lá e siga , manda a ju seguir também vai ter assuntos que interessa a ela, mimosdemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei super legal as várias idéias de como ter um aquário.beijinhos

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei nem pensava ter tantos modelos diferentes assim , acho maravilhoso mesmo

    ResponderExcluir
  4. Binha ,
    Que bom que gostou .Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigos,comentem,é importante pra mim ,saber o que pensam!

Postagens mais visitadas deste blog

Telefones do Dr. Eurípedes

Chá Plan 30 dias.

Sobre meus remédios de emagrecimento receitados pelo Dr. Eurípedes