Pular para o conteúdo principal

Expressões populares




Sabe aquela brincadeira do telefone sem fio ,que chega no final a mensagem é totalmente diferente da primeira.Assim também acontece nas expressões populares,com o passar do tempo as expressões mudam ,é bem interessante,vejam:


1 — Enfiou o pé na jaca: o correto é enfiou o pé no jacá. Antigamente, os tropeiros paravam nas vendinhas, a meio caminho, para tomar uma pinga. Quando bebiam demais, era comum colocarem o pé direiro no estribo e, quando jogavam a perna esquerda para montar no burro, erravam, pisavam no jacá (o cesto em que as mercadorias eram carregadas) e levavam um grande tombo. Por isso, quando alguém bebia demais dizia-se que ele enfiaria o pé no jacá. A jaca, fruta, não tem nada com isso. Apesar da novela da Globo.


2 — Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.

3 — Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!

4 — Quem tem boca vai a Roma: pois é, eu também fiquei surpreso ao saber que o correto não tem nada a ver com a capacidade de pela comunicação ir a qualquer parte do mundo, e sim uma forma de exortação à crítica política; o correto é quem tem boca vaia Roma.

5 — É a cara do pai escarrado e cuspido: essa é forma escatológica de dizer que o filho é muito parecido com o pai; o correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).

6 — Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!

7 — Nas coxas: as primeiras telhas usadas nas casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito (quer dizer, não tem nenhuma conotação erótico-sexual, mente suja).

8 — Voto de Minerva: Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os jurados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.

9 — Casa da mãe Joana: na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

10 — Conto do vigário: duas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro. O negócio era o seguinte: Colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

11 — Ficar a ver navios: Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.

12 — Não entender patavinas: os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova; sendo assim, não entender patavina significava não entender nada.
Fonte: Professor Janio.



Beijinhos!

Comentários

  1. Mikelly, muito bom esse post, me diverti...

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!Vou procurar mais curiosidades,pode deixar!

    ResponderExcluir
  3. Outro recurso interessante e procurar o livro O guia dos curiosos ,tem casos bem legais ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigos,comentem,é importante pra mim ,saber o que pensam!

Postagens mais visitadas deste blog

Telefones do Dr. Eurípedes

Moças,
Eu tenho um outro blog que está parado,não por falta de vontade ,mas por falta de tempo mesmo para administrar dois blogs .
Muitas de vocês me pedem os telefones do Dr. Eurípedes e vou postar  aqui,mas não reparem ,pois é a foto do cartão de visitas dele. Mas os telefones é que são importantes ,né ?
Obs : Todos os endereços e telefones estão corretos , exceto o de Bangu, por ele não atender mais lá .
Atualização feita em DEZEMBRO DE 2014 .



Espero que tenha ajudado!                                                              Beijos magros moças!

Chá Plan 30 dias.

Passando por minhas visitas noturnas na internet me deparei com o blog Menos 11 quilos : http://menos11quilos.blogspot.com/2011/02/cha-plan-30-dias-alguem-conhece.html
e me animei mais em comprar esse chá,eu disse mais pois uma amiga comprou e está tomando e está gostando do resultado.
Comprei no sábado (03/09) e hoje dia 08 me sinto com menos inchaços(é visível),apesar de não ter tomado ontem por ter ido num show,e ninguém merece ter "piriri" no meio de um show.
Só não sei como as mulheres que trabalham fora podem tomar esse chá,já que o mesmo faz ir ao banheiro toda hora.Já pensei até em instalar uma Tv de Led no banheiro,e enquanto não tem levo o computador pra lá(não é mentiraaaa!).
Recomendo aos fabricantes a vende-lo com uma pomadinha para assaduras.
Um outro ponto também é o gosto....Jesus!!!!É muito ruim mesmo o "bichim".E ainda tomar em jejum pela manhã,dá um enjoo que a pessoa emagrece por não comer mais nada de tão enjoada que fica.Mas eu quero é ficar …

FARM,CANTÃO,ESPAÇO FASHION,ENJOY ____ DESCUBRA ONDE ENCONTRAR ESSAS MARCAS COM BOM PREÇO!!!!

Uma grande pena que nós mulheres gastamos todo o nosso dinheiro em dezembro e acaba não nos sobrando nada ,além das faturas ,boletos e cheques à compensar por no mínimo três meses...Pois essa é a grande hora de comprar roupinhas em "Liqui"(nunca lembramos disso em dezembro),para as mais organizadas ou então ricas,vale muito a pena dar uma olhada no que está rolando nos Shoppings,Sites e Pontas de Estoque.    O Site da Cantão está com o Desconto Progressivo ,onde você compra uma pecinha com 10% de desconto, duas pecinhas 20% e três pecinhas 30% de desconto  e é claro que que já dei uma passadinha por lá...    Minha irmã foi domingo na Enjoy e na Espaço Fashion do Downtown  ,saiu de lá quase falida (bricadeirinha ,pois ela é organizada),mas com muitos mimos.  
   Tenho aqui pra vocês ,meninas (mesmo passanso dos trinta ,é menina),alguns endereços que valem ouro ou o nosso bolso ,e a nossa carteira toda:



PONTAS DE ESTOQUE DO RJ:


LIPPO LIPPE – PONTA DE ESTOQUE SHOP 126, Center Icaraí…