Perdoar é conviver ?

Definição perfeita sobre o perdão .

As pessoas têm dificuldade de entender o que significa o perdão . É um processo interno de aceitação dos fatos e não significa que devemos conviver com a pessoa que perdoamos caso não haja mais afinidades .

Leiam a matéria que achei e que casa muito bem com o que penso: 




O Perdão é a chave que liberta

*Sandra Rosenfeld


Muitas pessoas têm dificuldade em perdoar, guardando mágoa, ressentimento, raiva, por semanas, meses, anos e alguns pela vida toda.


Não conseguem esquecer e, muitas vezes, inconscientemente, não querem esquecer porque é uma forma de manterem-se ligados àquela pessoa. Pode ter sido, por exemplo, um relacionamento amoroso que acabou com traição, mas a pessoa traída não aceita nem a traição nem o término; e o não-perdão é uma forma de manter-se conectado com o outro.


Conectado e escravizado. Sim, o não-perdão tira a liberdade à medida que nos mantém vinculados emocionalmente à outra pessoa e a uma situação. Perdoar é sempre um ato de liberdade para, principalmente, quem está perdoando. Perdoar é respeitar e acolher a si próprio. É um ato de amor por si.


Há casos também de pessoas que não perdoam por acreditar que, ao perdoar, vão precisar voltar a se relacionar com o outro. Mas perdoar não significa conviver novamente. Perdoar não significa ter de falar com o outro que o perdão foi concedido, a não ser que assim se deseje.


O perdão está muito além de conviver e de falar. É um ato interno em primeiro lugar. É uma aceitação do que aconteceu, seja o que for. Aceitar para, então, soltar do seu âmago, deixar ir. O não-perdão é a não-aceitação do que ocorreu, porém não temos como mudar o que já aconteceu.


A vida continua e seguimos em frente. Está em nossas mãos escolher como seguir: livres ou acorrentados? Toda corrente pesa e ao invés de andar com passos largos e até graciosos, nos arrastamos presos a essa corrente invisível.


Algumas pessoas dizem não saber como perdoar. Querem, mas contudo não conseguem. Nesses casos, o melhor é silenciar, aquietar mente e corpo e olhar para dentro: sentir as emoções que estão ligadas ao que aconteceu, aceitar o fato com toda a dor que isso possa trazer, acolher a si mesmo com amor e, então, imerso nesse silêncio, respirando bem suavemente, ir soltando, em cada expiração, os sentimentos que estão aprisionando o seu coração.


Sandra Rosenfeld é Escritora, Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Coach Pessoal e Palestrante. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e O que é Meditação, ed. Nova/Record. Ministrante de cursos e workshops com foco na evolução pessoal e profissional.


www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br


( Março / 2011 - publicado no site Bemzen)


Comentários

  1. Tive um casamento de conto de fadas durante 10 anos. De uns meses notei meu marido que sempre foi"marido perfeito" como dizem minhas amigas mudar aos poucos. .. ele não ficou ruim mas não atendia mas meus pedidos tão prontamente como antes kkkk No fum de novembro descobri que estava grávida tenho uma filha de 11 anos. . Não queria mas ele disse que era um presente depois de tanto tempo ter outro bebe em casa... Dois dias depois da descoberta descubro que ele teve um caso no trabalho e a amante dele engravidou.. Perdi o chão nunca senti uma dor tão profunda. Ele acabou assumindome contando a verdade e me implorou por perdão. Os amigos que souberam disse que deveria perdoar pela nossa história. Foi um erro e ele se castiga ate hoje. A criançanasceu mas ele não tem contato paga a pensao e so. Pra mim restou um coração magoado e cheio de tristeza.Hoje ele faz de tudo para me deixar feliz. .. mas não consigo esquecer a dor que ele me causou e o pior que eu o amo... eu adorei o texto acredito tbm que o perdão e uma escolha só que como toda a escolha nem sempre conseguimos..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigos,comentem,é importante pra mim ,saber o que pensam!

Postagens mais visitadas deste blog

Telefones do Dr. Eurípedes

Chá Plan 30 dias.

Sobre meus remédios de emagrecimento receitados pelo Dr. Eurípedes